Uruguai vence a Colômbia em Bogotá pelas Eliminatórias da Copa de 2010

Eliminatórias da Copa do Mundo África do Sul 2010

O Uruguai conseguiu uma vitória importantíssima no Estádio Nemesio Camacho, na capital colombiana. Desde 2001 a celeste não vencia fora de casa em partidas de Eliminatórias. Há quatro anos, no caminho para Alemanha 2006, a Colômbia aplicou uma goleada histórica de 5 a 0 no Uruguai.

A boa marcação dos charrúas marcou a diferença no primeiro tempo. Os colombianos tiveram apenas uma chance de gol, com um chute forte de Rodallega, nos primeiros minutos de jogo, mas o bola bateu na rede pelo lado de fora.

Os uruguaios também fizeram um bom trabalho administrando a bola, resguardando o fôlego necessariamente na altura de Bogotá, 2600 metros acima do nível do mar.

Aos 14 minutos, após cobrança de escanteio feita por Diego Forlán, Eguren, que estreava em Eliminatórias, definiu de cabeça, fazendo 1 a 0 para o Uruguai. Os uruguaios jogaram bem, mesmo mostrando muito cansaço pela altura. Os colombianos erraram muitos passes durante toda a partida, mostrando nervosismo e desconcentração.

No segundo tempo, os locais tiveram duas boas chances para empatar o jogo, mas o goleiro Castillo, do Botafogo, respondeu em grande forma. Perto do final, o Uruguai teve uma grande chance para definir a partida, não aproveitada, quando a Colômbia estava toda jogada ao ataque, com a defesa completamente aberta.

Houve um inconveniente com uma das torres de iluminação do Estádio Nemesio Camacho, que se apagou completamente, mas o árbitro decidiu seguir a partida assim mesmo. Também houveram desentendimentos entre Crístian Rodríguez e um zagueiro colombiano, que geraram um empurra-empurra generalizado entre vários jogadores de ambas equipes, mas felizmente não passou disso.

Com a vitória, o Uruguai escalou várias posições na tabela, e agora é o 3º colocado. Pode ser que perca uma posição, caso a partida entre Brasil e Chile, ainda pela sétima rodada, tenha um vencedor. A Colômbia perdeu a terceira posição justamente para o Uruguai, e vai perder mais uma, para o Chile ou para o Brasil, dependendo do resultado do jogo entre essas duas seleções.

O próximo jogo do Uruguai é no Estádio Centenário, contra o Equador. A Colômbia deverá viajar para enfrentar o Chile, em Santiago.

Confira a tabela de posições das eliminatórias da Copa do Mundo.


Technorati : , , , , ,

Leave a Reply