Times peruanos vão jogar a Libertadores 2009

Peruanos festejam

Felizmente a FIFA levantou a suspensão imposta à FPF (Federação Peruana de Futebol), que impedia os clubes, as seleções nacionais e os árbitros do país de participar de qualquer competição internacional. Para entender melhor o caso, clique aqui.

Sem poder participar das competições internacionais, as seleções, os clubes e os árbitros peruanos perderiam prestígio e muito dinheiro. Seria uma catástrofe para o futebol daquele país (e de qualquer outro), que ficaria isolado e irrelevante para o mundo da bola.

Para impedir que isso acontecesse a FPF, o IPD (Instituto Peruano do Desporte) e a ADFP (Associação Desportiva do Futebol Peruano) se reuniram para discutir sobre o assunto e procurar soluções imediatas e no longo prazo. Estes organismos formularam uma carta em conjunto e a enviaram à FIFA, para mostrar a vontade de resolver os problemas.

O objetivo dos peruanos foi alcançado. A resposta positiva do Comitê Executivo da FIFA veio neste Sábado (20/12), em Tokio, anunciada por Joseph Blatter (Presidente da FIFA). Portanto, a seleção peruana poderá continuar participando das Eliminatórias da Copa de 2010, e os clubes Sporting Cristal, Universidad de San Martín e Universitario poderão disputar a Taça Libertadores de 2009.

O Universitario, campeão do Apertura 2008, faz parte do Grupo 8, junto com o Libertad (do Paraguai), o San Luis (do México) e o 4º classificado da Argentina (ainda não definido). A Universidad de San Martín integra o Grupo 3, no qual enfrentará o River Plate (da Argentina), o Nacional (do Uruguai) e o vencedor da Chave 3 da pré-libertadores, diputada por El Nacional (do Equador) e Nacional (do Paraguai). O Sporting Cristal, que fez a maior pontuação na temporada 2008 no Peru, disputa a Chave 2 da pré-libertadores com o 5º clube classificado da Argentina (ainda não definido).

Ainda bem que a situação foi resolvida, assim teremos este grande torneio dentro das regras e circunstâncias habituais. Confira a tabela da Taça Libertadores 2009, as fases, chaves, grupos e a lista com todos os jogos.


Technorati : , , , , , , , , , , ,

Um Comentário em “Times peruanos vão jogar a Libertadores 2009”

  1. FELIZ NATAL PARA TODOS!

    SAULOBOTAFOGO.BLOGSPOT.COM

Leave a Reply