Thierry Henry – História, Carreira, Clubes, Títulos e Gols

Thierry Daniel Henry nasceu dia 17 de Agosto de 1977, na comunna francesa de Les Ulis, situada no departamento de Essone. Jogou em vários clubes como júnior, até que se estabeleceu no AS Monaco, contratado em 1990.

Em 1994 estreu na primeira divisão do AS Monaco, onde ficou até 1998, e ganhou o Campeonato Francês 1996-1997, e a Super Copa da França em 1997. Henry marcou 20 gols em 110 jogos disputados com a camisa do AS Monaco.

Pelo talento que mostrava, Henry foi convocado para jogar a Copa do Mundo sub-20 Malásia 1997 com a seleção francesa. O bom desempenho valeu a convocação do jovem atacante para jogar nada menos do que a Copa do Mundo França ’98, com a seleção maior. A França foi campeã, em cima do Brasil, com boas atuações tanto de Zinedine Zidane quanto de Thierry Henry.

Na temporada 1998-1999, Henry ajudou o Monaco a chegar nas semifinais da UEFA Champions League (Liga dos Campeões). Logo, foi contratado pela Juventus, da Itália. No entanto, Henry não se adaptou à forma defensiva de jogo dos italianos, pelo que fez apenas três gols em 16 jogos.

Foi transferido ao Arsenal, da Inglaterra, em 1999. Teve um começo difícil no clube inglês, passando dez jogos sem marcar um gol sequer. Felizmente, para ele e para o clube, ele conseguiu se adaptar, e terminou a temporada com 26 gols marcados.

Em 2000, Henry defendeu a camisa francesa na Eurocopa, e marcou três gols. A França foi campeã do torneio, derrotando a Itália na final. Na temporada 2001-2002 o Arsenal de Henry conquistou a Premier League (Liga Inglesa), a FA Cup (Copa da Inglaterra) e a FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra).

Na Copa do Mundo de 2002 a França (já classificada como última campeã) e Henry decepcionaram. Na partida de abertura da Copa do Mundo Japão-Coréia do Sul, a França foi derrotada 1 a 0 pelo Senegal. No segundo jogo, que foi empate de 0 a 0 com o Uruguai, Henry foi expulso, e não pôde jogar a última partida da fase de grupo. No terceiro jogo, a França perdeu novamente, desta vez 2 a 0, pra Dinamarca, ficando fora da Copa.

Contudo, Henry continuou muito bem no Arsenal, que foi campeão inglês, novamente, na temporada 2003-2004, além de conquistar uma nova Copa da Inglaterra. Thierry também foi campeão da Copa das Confederações 2003, marcando o gol da vitória da França em cima do Camarões, na morte súbita.

Em 2004 o Arsenal venceu outra Supercopa da Inglaterra. Na Eurocopa desse ano a França foi eliminada pela Grécia nas quartas-de-final, por 1 a 0.

Em 2005 Henry se tornou o maior goleador da história do Arsenal, quando superou a marca de 185 gols de Ian Wright. Em 2006 ele superou o recorde histórico de Cliff Bastin, ao marcar o gol 151 na Liga inglesa. Henry foi o artilheiro das temporadas 2004-2005 e 2005-2006, o que de pouco serviu, pois o Chelsea foi o campeão de ambas.

Pra completar, o Arsenal foi derrotado na final da Liga dos Campeões de 2006 pelo Barcelona. Meses depois, Henry perdia outra final, a da Copa do Mundo, desta vez com a seleção francesa.

Em 2007 ele foi contratado pelo Barcelona, onde jogou ao lado do Ronaldinho Gaúcho, antes do brasileiro ir pro Milan.

Henry participou da Eurocopa 2008, defendendo a França, que teve um péssimo desempenho. Com um empate e duas derrotas, um gol a favor e seis contra, a França ficou eliminada na fase de grupos.

Por enquanto, ele teve algumas boas atuações com o Barcelona, mas nenhum título.

Vídeo – jogadas bonitas, dribles e gols de Thierry Henry

Vídeo – Top 10 gols de Thierry Henry

Mesmo que ele tanha sido algoz da nossa seleção brasileira, em mais de uma oportunidade, dá gosto de ver ele jogar (quando não é contra o Brasil).


Technorati : , , , , , , , , , , , , , ,

Um Comentário em “Thierry Henry – História, Carreira, Clubes, Títulos e Gols”

  1. gosto do henry e queria conhecelo de perto

Leave a Reply