Seleção brasileira dá vexame contra a Bolívia nas Eliminatórias da Copa de 2010

Eliminatórias da Copa do Mundo África do Sul 2010

Depois da goleada em cima do Chile, em Santiago, era de se esperar outra goleada, contra a fraca Bolívia, no Engenhão.

Infelizmente, presenciamos um jogo muito ruim, com uma seleção brasileira das piores já vistas, que se destacou pelo futebol que não mostrou e a quantidade estúpida de passes errados e de faltas cometidas.

Primeiro perdemos para a Venezuela, pela primeira vez na história, e ainda foi de dois a zero. Agora fazemos este fiasco diante da Bolívia, última colocada da tabela, que tem a defesa mais vazada com 20 gols contra, e o Brasil não pôde fazer UM sequer. Nem jogando com a mais a seleção melhorou, e Ignacio Garcia foi expulso graças à exageração do Robinho.

Ao invés de ver ele e o Luis Fabiano jogando junto com Diego e Ronaldinho Gaúcho, os dois primeiros ficaram isolados na frente, em meio a cinco ou seis rivais, enquanto os outros dois se dedicaram a errar passes longe da área.

Temos os melhores jogadores do mundo, então, por que tanta mediocridade???

Por que o Brasil fez o jogo lento, deixando o rival se acomodar na defesa, em vez de fazer jogadas rápidas, que renderam as melhores chances e dois gols contra o Chile? Não se deram conta de que a Bolívia, no primeiro tempo, com UM contra-ataque rápido esteve mais perto de abrir o placar do que o Brasil, que teve maior posse de bola em todo o jogo?

Por que o Brasil jogou mais sujo do que os argentinos? Como é possível que uma seleção brasileira faça uma falta a cada minuto? Será que o Luisão não consegue parar um rival sem fazer falta? Saberá ele que não foi expulso no primeiro tempo porque o árbitro é cego, quando deu uma cotovelada em um adversário? E o Juan que, depois de tocar a bola entre as pernas do rival, pisou outro boliviano na maldade, entenderá que não deveria ter continuado em campo, se não fosse pelo falho critério do árbitro?

Por que cada vez que o Luis Fabiano tocou a bola, foi pra fazer falta no adversário, em vez de jogar futebol?

Por que a maioria dos jogadores brasileiros acharam que estavam jogando sozinhos, prendendo a bola até perdê-la, ao invés de fazer um simples passe? Por que o Robinho, o Luis Fabiano e o Diego acham que podem driblar toda a defesa rival, se tentam uma e outra vez e a única coisa que conseguem é atrapalhar a equipe?

Por que? Bem, não basta poder fazer um milhão de embaixadinhas plantando bananeira, se o jogador não sabe onde e como jogar, quando fazer ou não fazer um passe, pra quem passar a bola, quando chutar, quando fazer o cruzamento, e quando driblar, ele não vai ajudar a equipe. E como o cara sabe quando e como fazer cada uma dessas coisas pra ajudar a equipe? Esse é o trabalho do técnico! Ele é o cérebro da equipe. Ele decide a posição de cada jogador, o que esse jogador deve fazer, e quando fazer.

Eu sei que os jogadores não são robôs, nem estão dentro de um video game que você controla com um joystick. Mas se o Robinho e Luis Fabiano jogaram a maior parte do tempo isolados na frente é porque o Dunga os colocou lá. Se a defesa brasileira não deu segurança é culpa de quem a escalou e armou. Se os volantes e os laterais erraram durante TODO o jogo, é porque não foram bem instruídos.

Uma equipe precisa de um líder que saiba muito de tática, que entenda o jogo de futebol, que saiba instruir os jogadores, para que estes saibam bem o que fazer e o que não fazer, quando fazer e quando não fazer.

Adeus Dunga

Como jogador ele ajudou muito a seleção, mas deve compreender que como técnico só a está prejudicando.

Confira a tabela de posições das eliminatórias da Copa do Mundo.


Technorati : , , , ,

Um Comentário em “Seleção brasileira dá vexame contra a Bolívia nas Eliminatórias da Copa de 2010”

  1. é o brasil na final

Leave a Reply