Regulamento do futebol de areia – Marselha 2008

Copa do Mundo de Futebol de Areia Marselha 2008

Como talvez você tenha notado, é que não há mais empate na fase de grupos; deve haver uma equipe vencedora. Se o tempo regulamentar finalizar empatado, será disputada uma prorrogação; caso o empate persisitir, a decisão vai pros pênaltis.

No entanto, uma vitória após o tempo regulamentar, seja na prorrogação ou nos pênaltis, vale dois pontos, e não três. Pessoalmente, não tenho nada contra essa regra. Se você precisou de mais tempo para vencer, talvez não mereça os três pontos.

Algumas pessoas não entenderam por quê a França ficou primeira do Grupo A, sendo que, estando igualada em 5 pontos com Uruguai e Senegal, tinha menor saldo de gols. Segundo o novo regulamento, se duas ou mais equipes ficarem empatadas em pontos, o critério de desempate serão os pontos ganhos nas partidas disputadas entre essas equipes.

Como ficaram empatadas com cinco pontos França, Uruguai e Senegal, devem ser contados os pontos que cada seleção ganhou da outra.
Ou seja, isto:
O Senegal ganhou 2 pontos contra a França
O Uruguai ganhou 2 pontos contra o Senegal
A França ganhou 3 pontos contra o Uruguai
Com esse critério, os jogos contra o Irã não contam.
Fazendo um sub-grupo imaginário ficaria assim:
1º) França, 3 pontos, +1 de saldo de gols
2º) Uruguai, 2 pontos, +3 de saldo de gols
3º) Senegal, 2 pontos, +2 de saldo de gols
O Uruguai se classifica por saldo de gols.

Também acho estranho, mas talvez esse critério seja mais justo, pois dá mais valor ao enfrentamento direto entre as seleções que empataram em pontos.

Bem, acho que esses são os pontos mais relevantes do regulamento. Quis explicar, pois já teve gente acusando a FIFA de marmelada pra classificar a França…

Confira a tabela de posições da Copa do Mundo de Futebol de Areia Marselha 2008.


Technorati : , , , ,

Leave a Reply