Pachuca e Chivas se classificam para a Libertadores 2009

Estas duas equipes, de tradição em Copas internacionais, suaram a camisa para ganhar as últimas vagas para a Libertadores de 2009.

Outra batalha incrível.

O Pachuca teve que enfrentar o Atlas, time que se mostrou um duríssimo rival, derrotanto e eliminando o poderoso América no último jogo da fase de grupos, com uma incrível vitória de 4 a 1. O Altas precisava vencer aquele jogo por três gols de diferença. Aos cinco minutos do primeiro tempo já perdia por 1 a 0, mas conseguiu reverter a história, na garra, fazendo o gol da classificação nos últimos instantes da partida. Clique aqui para assistir o vídeo do jogo.

Esta final contra o Pachuca prometia muito, e os espectadores obtiveram mais do que esperavam. Aos 14 minutos, Edgar Benitez marcou o primeiro gol para o Pachuca. Três minutos depois, ele mesmo ampliou o placar. O Altas tentava, mas não tinha sorte, ao contrário do Pachuca, que encontrou o terceiro gol aos 33′, com Christian Giménez. O jogo era intenso, muito lutado.

Incrível a força de vontade do Altas, que a cada gol que levava intensificava seus ataques, ao invés de se render. Mas a situação piorou novamente aos 45′, quando Hugo Ayala viu o segundo cartão amarelo e foi expulso (e fazia quatro minutos que ele tinha levado o primeiro). A primeira etapa terminou assim, com o Atlas perdendo por 3 a 0 e com um jogador a menos, um cenário que para um time qualquer significa fim de jogo.

Não para este time, que voltou para o segundo tempo decidido a ganhar. Aos 4 minutos Gonzalo Vargas diminuiu para 3 a 1. Os dez homens do Altas simplesmente atropelaram os onze do Pachuca, que estavam perplexos e sem resposta. O jogo continuou, com muita briga e várias situações de gol para os dois lados. O Atlas tentava, mas não conseguia. O Pachuca encontrava a defesa rival aberta (por ter que atacar desesperadamente), mas não conseguia botar um ponto final na história.

Após muitos ataques do Atlas, o 3 x 2 chegou, aos 25 minutos, com gol contra de cabeça de Leobardo López. Faltando três minutos para o fim do tempo regulamentar, Jorge Achucarro empatou a partida, com uma bela definição de cabeça, na qual a bola entra colada ao travessão. Os quatro minutos de acréscimo foram infartantes, mas não houveram gols e a definição para uma das vagas na Libertadores foi aos pênaltis.

Foram 26 combranças (13 para cada equipe) em um espaço de 20 minutos. O goleiro Pedro Enrique, do Atlas, defendeu uma, e viu duas chutadas pra fora. Miguel Calero foi o herói do Pachuca, defendendo quatro, para o 10 a 9 final dos pênaltis. Uma verdadeira pena que o esforço tenha sido em vão, e um time tão aguerrido tenha ficado de fora da Libertadores. O problema é que a maioria dos jogadores, de ambas equipes, deixou sua cobrança à sorte de que o goleiro não acertasse o canto. Poucos chutaram onde o goleiro não pudesse alcançar.

Assista os gols de Pachuca 3 x 3 Atlas e a definção por pênaltis no vídeo abaixo.

Foi um grande jogo de futebol, um dos melhores que assisti em minha vida. Lamento por quem o perdeu. O Pachuca se classificou como México 3, e enfrenta a Universidad de Chile na Chave 6 da pré-libertadores, cujo vencedor ocupará um lugar no Grupo 7, com Grêmio (Bra), Aurora (Bol) e Boyacá Chicó (Col).

Rebanho Sagrado campeão.

O Chivas de Guadalajara, um dos times já tradicionais da Libertadores, também teve que recorrer aos pênaltis para ganhar a sua vaga, após ampatar em 1 a 1 com o Morelia no tempo regulamentar. Ironicamente, o goleador do Chivas, Carlos Ochoa, abriu o placar para o Morelia, com gol contra aos 12 minutos do segundo tempo. Marco Fabián empatou ao 21′ com um golaço, um chute espetacular de fora da área.

Assista os gols de Chivas de Gaudalajara 1 x 1 Morelia e a definição por pênaltis no vídeo abaixo.

Por ser a equipe que ganhou mais pontos na fase de grupos e vencedor da sua final, o Chivas se sagrou campeão da Interliga 2009. Assim, se classificou para a Libertadores como México 2, e completa o Grupo 6 do torneio continental, onde se enfrentará com Lanús (Arg), Everton (Chi) e Caracas (Ven).

Confira a tabela da Taça Libertadores 2009, todas as fases, os grupos, as chaves e lista completa com todos os jogos.


Technorati : , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply