Mundial de Clubes Japão 2008

O Mundial de Clube da FIFA de 2008 começa dia 11 de Dezembro e a final será dia 21 do mesmo mês. Os clubes participantes são os seguintes:

Gamba Osaka

O Gamba Osaka, do Japão, foi o vencedor da Liga de Campeõs da AFC (Confederação Asiática de Futebol), conseguindo assim a classificação para o Mundial de Clubes.

Al Ahly Sporting Club

O time egípcio do Al Ahly conquistou a Liga de Campeões da CAF (Confederação Africana de Futebol) pela sexta vez em sua história, vencendo o time camaronês do Coton Sport na final. O hexacampeão egípcio será, então, o representante africano no Mundial de Clubes do Japão de 2008.

Manchester United

O Manchester United, da Inglaterra, conquistou a Liga dos Campeões 2007/2008 da UEFA (União das Assossiações Européias de Futebol) derrotando seu arqui-rival Chelsea na final e garantindo sua participação no Mundial de Clubes.

Pachuca

O time mexicano do Pachuca se classificou para o Mundial de Clubes ao vencer o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, na final da Copa de Campeões da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe).

Waitakere United

O Waitakere United, da Nova Zelândia, disputou a final da Liga dos Campeões da Oceania contra o Kossa, das Ilhas Salomão, e se sagrou campeão. A conquista do título colocou o Waitakere United no Mundial da Clubes como representante da OFC (Confederação de Futebol da Oceania).

LDU (Liga Deportiva Universitária) de Quito

A LDU foi a equipe campeã da Taça Libertadores 2008, derrotando o Fluminense na final, nos pênaltis. A equipe equatoriana, então, será a representante da Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) no Mundial de Clubes do Japão.

Mundial de Clubes Japão 2008

País anfitrião

Como o Japão é o anfitrião, o campeão da Liga Japonesa também participa do Mundial de Clubes. No entanto, um time japonês já conseguiu a classificação para o Mundial de Clubes (o Gamba Osaka), e a regra prevê que nesse caso o representante da Liga Japonesa seja substituido pelo clube não-japonês que tenha terminado em melhor colocação na Liga dos Campeões da AFC. Portanto, essa vaga será ocupada pelo Adelaide United FC, vice-campeão da Liga dos Campeões da AFC, derrotado na final pelo Gamba Osaka.

Acho muito difícil que alguém tire esse título do Manchester United, que é muito superior aos outros participantes. Quem sempre faz oposição ao campeão europeu é o campeão sul-americano, mas a LDU de hoje não é a mesma que venceu a Libertadores de 2008, e inclusive perdeu Joffre Guerrón, a maior figura que teve nessa competição, que foi vital para a conquista do título. Mas no futebol tudo pode acontecer. É esperar pra ver.

Confira a Tabela do Mundial de Clubes 2008, com a lista de jogos, suas datas e horários.


Technorati : , , , , , , , , , ,

5 Comentários em “Mundial de Clubes Japão 2008”

  1. eu acompanho muito tempo os campeonato mundiais
    e acho que fico muito melhor depois que ficou com 6 times a desputalo antes era meio chato so era um jogo nem tinha graça mas depois de 2005 o primeiro campeonato mundial com 6 times
    e o são paulo foi o promeiro a comquistar contra o liverpool ja no outro ano foi o inter de porto alegre contra o temido barcelona e o ano passado foi o milan da italia em cima do famoso boca juniors e esse ano acho quem vai quanhar e o manchester não tem nenhun time a sua altura nesse campeonato mais vai saber.e espero que a fifa continue desse geito o campeonato mundial porque e muito melhor

  2. LDU ganha, pois representa a america do sul, e porque nao gosto do Manchester Unt, acham que ja ganharam tomaram que percam!!

  3. Euacho que o Manchester United vai perde por
    4×0 da LDU, e Cristiano Ronaldo , Carlitos Tevez
    ,Van Der Sar e Saha vai ser espusso do jogo.

  4. Não tenho admiração pelo LDU ate deveria, no entanto a mascara que tem este time do Ferguson e este jogadorzinho português (entre outros) que aqui no Brasil contra nossa seleção não teve chance alguma de passar o pé sobre a bola por que aqui o bicho pega mesmo e ele não apareceu nem na foto sou LDU, torço ainda que a raça Sul-Americana prevaleça que possamos trazer mais esta para o nosso Continente, queria ver o Cristiano sendo marcado toda semana por uma zaga de jogadores brasileiros como Andre Dias, Miranda e muitos outros que atua aqui no Brasil, que o Senhor Dunga faz de conta que não vê se é que ele entende de futebol, pois tenho aqui minhas duvidas. Ai sim eu poderia dizer que o português é mesmo o melhor do mundo, mas posso afirmar com um grande percentual que ele seria um jogador normal sujeito a banco muitas vezes.
    E inegável que os europeus jogam bola (mas não o tanto quanto eles acham que jogam) são organizados taticamente frios, mas a mascara do já ganhou é grande demais mesmo que o Manchester United seja favorito vou torcer por uma zebrazinha. LDU 2 M.U 1 .

    Como a imprensa idolatra este Ferguson o cara é uma mascara beirando as portas da prepotência.

    Carlos A. E.

  5. fala sobre a de 2010!

Leave a Reply