Melhor Jogador do Mundo de 2008 – argentinos pensavam que Messi seria o escolhido

Tem gente que acha que brasileiro implica com argentino por esporte. Bom, muitas vezes sim, mas essa implicância saiu de algum lugar.

Por exemplo, muitos deles discordam de que Cristiano Ronaldo tenha sido o melhor do mundo de 2008, apesar do português ter liderado o Manchester United às conquistas do Campeonato Inglês (do qual foi artilheiro), da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes.

Cristiano Ronaldo eleito o Melhor do Mundo de 2008 pela FIFA

O povo argentino acha que Lionel Messi foi o melhor do mundo de 2008, apesar da “pulga” não ter conquistado nada importante. Certo, ele foi medalha de ouro com sua seleção nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas essa é uma competição estranha, que fica entre a Copa do Mundo de seleções maiores e sub-20, com apenas quatro grupos e sem as “normais” potências do futebol mundial disputando-a. Em todo caso, foi apenas uma conquista.

Os argentinos não deixam de citar que Cristiano Ronaldo não fez uma boa participação na Eurocopa 2008, mas se é para falar de torneios continentais, eles não deveriam esquecer que a Argentina foi derrotada novamente pelo Brasil na final da última Copa América, por 3 a 0. Outro argumento mais do que futrado é o fato de Messi ser sul-americano, como se Romário, Rivaldo, Ronaldo (o “Fenômeno”), o Ronaldinho Gaúcho e o Kaká fossem italianos (sendo que quase todos jogaram lá, os desavisados poderiam confundir…).

Também falam muito de uma enquete do site da FIFA, na qual os usuários teriam escolhido Messi como o melhor do mundo de 2008, superando o português por algo como 42% a 38% dos votos. Não achei o link dessa enquete (procurei no site da FIFA), e o incrível é que muitos sites falaram sobre isso, mas foram muito mão de vaca para linkar. Pra mim essa enquete não significa muito, levando em conta que muita gente não entende que jogos de 2009 não contam para a escolha de melhor de 2008, e que os argentinos e espanhóis (de quem deve ter saído a maior parte desses votos) sempre vão preferir o Messi, independente dos fatos. Além do mais, outras enquetes foram feitas por outros sites, com Cristiano sendo o preferido.

Outro ponto é que o povão argentino diz que “a FIFA preferiu Ronaldo”, mostrando total desconhecimento de como é feita a eleição. Exatamente isso diz o Diário Olé (aquele que sempre está cutucando os brasileiros), em sua matéria “Rey sin corona“, ou “Rei sem coroa”. Fala sério. Messi começou a ser chamado de “Rei” depois de marcar os três gols da vitória do Barcelona em cima do Atlético de Madrid, em uma fantástica partida do argentino, pela Copa do Rei. Foi quando Messi ganhou mais força na disputa pelo título de melhor de 2008. O único detalhe é que essa partida foi em 2009, dia 6 de Janeiro.

Lionel Messi

Os jogos posteriores, nos quais Messi também jogou bem, terminaram de convencer os argentinos de que “a pulga” foi o melhor do ano passado. Incoerente? Claro que sim. Agora, tenta explicar pra eles.

É simplesmente incrível a indignação dos argentinos, e os cometários irados e desrespeitosos que se lêem por aí…


Technorati : , , , , , , , , , ,

Leave a Reply