Interliga 2009 – definição das vagas para a Libertadores

A Interliga 2009 chegou à sua etapa final, e a classificação para a Copa Libertadores 2009 está próxima. Quatro times disputam duas vagas na 50ª edição do torneio continental.

Dois resultados surpeenderam nesta terceira e última rodada da fase de grupos. O Monarcas Morelia goleou o Pachuca, que já estava classificado, por 3 a 0. Os três gols valeram a classificação para o Morelia, que empatou em quatro pontos com o Toluca (que também venceu), mas ficou com um saldo de gols de +2, enquanto os diablos rojos do Toluca somaram +1. É incrível, mas o último campeão do futebol mexicano ficou sem competições internacionais, pois não classificou para a Liga de Campeões da CONCACAF nem para a Libertadores. Então, do Grupo A, Pachuca e Morelia se classificaram.

No Grupo B, Chivas de Guadalajara e América levavam vantagem de 3 pontos sobre Atlas e Tigres. Os primeiros só ficavam fora da fase final se fossem derrotados por mais de dois gols de diferença, o que era bastante improvável levando em conta os resultados anteriores do grupo. O Chivas confirmou isto e venceu o Tigres por 4 a 2, ficando em primeiro lugar com 7 pontos. O Atlas deu a grande zebra desta edição da Interliga mexicana, e o América a grande decepção, em um jogo eletrizante que terminou 4 a 1 para o Atlas. O quarto gol, o da classificação, o da eliminação, chegou aos 47 minutos do segundo tempo! E isso que o América abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo.

Abaixo, os vídeos com os melhores lances e os gols das partidas.

Toluca 2 x 0 UAG Tecos

A vitória não foi suficiente, e o campeão mexicano ficou fora dos torneios continentais.

Morelia 3 x 0 Pachuca

O jogo não foi tão desigual quanto o placar final, mas futebol é assim, quem não faz, leva.

Chivas de Guadalajara 4 x 2 Tigres

O atacante Carlos Ochoa, do Chivas, continua se mostrando muito perigoso. Vai dar muito trabalho na Libertadores para os rivais. Destaque para o primeiro gol do Atlas, uma obra de arte.

Atlas 4 x 1 América

À pura garra e força de vontade o Atlas conseguiu a classificação, lutando até o final, sendo recompensado nos instantes finais da partida. Um jogo incrível, uma façanha memorável.

As finais serão disputadas neste Domingo (11/01), e os vencedores ganham vaga na Libertadores 2009. Os confrontos são os seguintes:

Final 1: Chivas de Guadalajara x Morelia
Final 2: Pachuca x Atlas

O campeão se classifica como México 2, e completa o Grupo 6 da Libertadores 2009, junto com Lanús (Arg), Everton (Chi) e Caracas (Ven). O classificado como México 3 enfrenta a Universidad de Chile na Chave 6 da pré-libertadores, cujo vencedor ocupará um lugar no Grupo 7, com Grêmio (Bra), Aurora (Bol) e Boyacá Chicó (Col).

Se vencer a Final 1, o Chivas será o campeão, pois foi o primeiro colocado de grupo que fez mais pontos (7 contra 6 do Pachuca). De outro modo, o campeão será o vencedor da Final 2. O time que vencer sua final, mas não for campeão, será o classificando como México 3.

Confira a tabela da Taça Libertadores 2009, todas as fases, os grupos, as chaves e lista completa com todos os jogos.


Technorati : , , , , , , , , , ,

Leave a Reply