Imagens dos Jogos Olímpicos Pequim 2008

Neste domingo (24/08) foram encerrados os Jogos Olímpicos Beijing (Pequim) 2008. O espetáculo que os chineses deram na realização, nas cerimônias de abertura e fechadura encerramento, jamais será esquecido.

Legal a forma em que a chama foi acesa, com o atleta correndo (ou voando) ao longo do Estádio Ninho de Pássaro.


Foto por: Katherina.

Os milhões de ingressos para os eventos se esgotaram antes do iníco dos Jogos, fato que alegrou, e muito, o bolso dos cambistas da vida.

Com o apoio da torcida local (e o “carinho” motivador do Governo comunista), os chineses conseguiram o maior número de medalhas de ouro (51, contra 36 dos EUA). Por isso, para a maior parte do planeta, a China venceu os Jogos Olímpicos, mas não para os americanos, que colocam no topo quem tem maior número total de medalhas. Entre ouro, prata e bronze, os EUA juntaram 110, e a China 100. Uns verdadeiros viciados no esporte.


Photo credit: koka_sexton

Além de fotos espetaculares da arte milenar que os chineses usaram para colorir os Jogos Olímpicos, a grande quantidade de câmeras nas arquibancadas também registraram momentos curiosos, engraçados, e alguns um tanto absurdos.


O famoso gancho de esquerda no queixo. Photo credit: koka_sexton

É, o boxe (acho que é boxe) não é muito estético, nem dos meus esportes favoritos. Melhor veja uma foto tirada em um jogo do basquete feminino, que beleza.


Photo credit: koka_sexton

Foi muito difundido que o Governo chinês pressionou muito seus atletas, para conseguir os melhores resultados. No começo dos Jogos eu me perguntava se os árbitros não iriam favorecer os atletas locais nas competições, pela importância dos Jogos e a forma em que o Governo comunista os utilizou para fazer propaganda do país e do regime.

Vi algumas competições da ginástica, e as qualificações me pareciam justas. No entanto, dias depois, assisti a luta entre o chinês Zhu Guo e o hondurenho Miguel Ferrera Rodriguez, valendo pelas eliminatórias do taekwondo, que classificavam um atleta para as quartas-de-final. Foi vitória injusta do chinês, por 3 pontos a 1.

O hondurenho atacou muito mais e acertou, claramente, vários golpes no adversário, que os juízes simplesmente ignoraram. Acho que o chinês não lançou mais do que os três golpes que valeram os seus três pontos.

Rodriguez reclamou várias vezes durante a luta, mas foi ignorado. No final, o vencedor nem olhou direito na cara do adversário, pela vitória vergonhosa. Foi realmente lamentável. A raiva do hondurenho era enorme, mas como ele é bom esportista não agrediu ninguém. E Zhu Guo, de tão bom lutador que é, perdeu a luta seguinte e ficou eliminado.

Além desse e do caso do cubano (onde não era um chinês o favorecido), não vi mais irregularidades acontecer, mas não quer dizer que eu tenha assistido muitos eventos, e dois casos assim já é demais. Uma fotinho do taekwondo feminino, pra descontrair.


Photo credit: koka_sexton

Pesoalmente, não gosto de taekwondo, luta greco-romana, judô, kung-fu, e muito menos do boxe, que é uma aberração.


Foto original: koka_sexton. Modificada por mim.

Se entre os homens já não é muito estético, veja como é com mulheres, que usam técnicas um tanto estranhas na luta…


Foto original: koka_sexton. Modificada por mim.

É o famoso, cruel e sanguinário, cuecão (em espanhol chama-se “calzón chino”). Em Pequim 2008 também foram disputadas provas de BMX (ciclismo), uma nova modalidade dos Jogos Olímpicos. A pista que construiram é bem legal. A primeira curva é como na Fórmula 1: todo mundo embolado, e quase sempre um cai e derruba outros dois. Foi carinhosamente apelidada de “curva da morte”.


Foto original: koka_sexton. Modificada por mim.

Ao igual que o nosso querido Presidente Lula, George W. Bush esteve de passeio em Beijing, também apoiando o vôlei.


Foto original por: bpende. Modificada por mim.

Eu assisti um pedaço da maratona aquática. É uma prova onde os participantes devem nadar DEZ QUILÔMETROS! Igual que na maratona nas ruas, os competidores, ou competidoras, são abastecidos com água ao longo do percurso. Eles esticam a mão, pegam a garrafinha, e bebem do jeito que dá.


Foto original: koka_sexton. Modificada por mim.

O grande destaque destes Jogos Olímpicos foi o americano Michael Phelps, que sozinho ganhou oito medalhas de ouro na natação. Em Atenas 2004, ele já tinha faturado seis.


Foto original: koka_sexton. Modificada por mim.

A única medalha de ouro do Brasil na natação foi, na verdade, americana. Quem a ganhou foi César Cielo, que mora e treina há mais de quatro anos nos EUA. Se ele tivesse ficado no Brasil, dificilmente teria condições de subir ao pódio, pois o esporte aqui é uma piada comparado à outros países.

Tínhamos tantas boas chances de ganhar medalhas, que foram desperdiçadas por falta de disciplina mental… Nem no futebol conseguimos bons resultados. Se bem que no masculino não podíamos esperar muito… Por enquanto, só rindo pra não chorar.


Foto original: koka_sexton. Modificada por mim.

A situação do esporte no Brasil tem que mudar muito, se queremos gerar atletas de primeiro nível. Só falta usar a cabeça, além dos músculos.

Não deixe de ler o excelente texto No esporte não deveria haver espaço para covardes do site Esporte Fino.


Technorati : , , , , , ,

Leave a Reply