Eurocopa 2008 – Alemanha Vence a Turquia no Último Minuto

Eurocopa 2008

Ao contrario do que se esperava, a desfalcada seleção turca (com quatro jogadores suspensos e seis machucados) fez uma excelente partida, sendo superior à Alemanha na maior parte do jogo.

Durante a primeira etapa, os turcos tiveram maior posse de bola, e mais chances de marcar (15 contra 3 da Alemanha segundo a transmissão da ESPN).

Uma das mais claras veio aos 12 minutos. Kazim Kazim recebeu dentro da área um passe de Altintopo, ele chutou forte e a bola explodiu no travessão.

Os turcos jogaram com muita tranquilidade, pensando a jogada, com bom toque de bola, sem se intimidar com a marcação alemã. A Alemanha não encontrava a bola, e seu golerio, Lehmann, mostrava insegurança.

Dez minutos após aquela grande chance, chegaria o primeiro gol da Turquia. Kazim Kazim se jogou dentro da área tentando definir, a bola se elevou em direção ao gol, bateu no travessão e sobrou para Ugur Boral. Ele apenas pôde tocar a bola, mas foi suficiente pra que ele entrasse no gol, passando entre as pernas do goleiro Lehmann. Merecido 1 x 0 para a Turquia.

Durou pouco a alegria dos turcos. A Alemanha achou o empate cinco minutos após a abertura do placar, em um contra-ataque. Podolski cruzou pra área desde a lateral esquerda, Schwensteiger se antcipou à defesa e marcou o gol. No entanto, a Turquia continuou mandando no jogo, e a Alemanha tentando nos contra-ataques.

A primeira etapa terminou com um 1 x 1 injusto, pois a Turquia foi bem superior.

A Alemanha voltou melhor para o segundo tempo, tendo mais posse de bola no meio campo. O jogo ficou mais aberto que no primeiro tempo. Em uma jogada pela esquerda do ataque alemão, Lahm tentou invadir a área e foi claramente derrubado, ou melhor, atropelado pelo adversário. O juiz mandou a jogada seguir.

Com o passar dos minutos a Turquia foi retomando o controle da ações. Também houve uma jogada polêmica na área alemã. Kazim Kazim entrou na área, se virou de costas pra fazer o passe a alguém que vinha de frente e foi fortemente puxado pela camiseta. Outra jogada clara, ainda mais para o bandeirinha, que tinha uma vista perfeita da situação. Novamente o juiz mandou prosseguir o jogo. Talvez ele quiz consertar o erro anterior; tem muito árbitro que faz esse tipo de compensação, lamentavelmente.

O jogo continuou sem muitas emoções. Não lembro o minuto exato, mas derrepente houve um corte na transmissão. Perdemos alguns minutos de jogo. Pelo menos durante esse lapso (uns cinco minutos) não houveram gols. O jogo estava igual quando o sinal voltou.

Mais ou menos aos 33 da segunda etapa, houve mais um corte na transmissão. Dessa vez, perdemos o gol de cabeça de Klose, aos 35. Foi o 2 x 1 para a Alemanha. Vi na repetição: o cruzamento veio da esquerda e, no ponto do pênalti, o alemão se antecipou ao zagueiro que o marcava. E o goleiro turco? Na minha opinião, Rustu Recber errou nessa jogada. Ele saiu até o ponto do pênalti, e não achou nada. Se ele tivesse ficado no gol, teria tempo de sobra para fazer a defeza.

No minuto em que a transmissão voltou, os turcos conseguiram o empate. Foi aos 41, quando Sabri cruzou da direita para que Semih Senturk marcasse o gol: 2 x 2. O jogo era emocionante.

Mas os alemães não estavam afim de jogar prorrogação. Quase todos foram ao ataque. Lahm invadiu a área pela esquerda, recebeu o passe, e chutou forte e alto no ângulo, indefensável para Rusut Recber. Faltava um minuto para o fim do tempo regulamentar.

Outro corte na transmissão. Nos acréscimos, a Turquia ainda teve uma chance (que eu não pude ver), com uma cobrança de falta. Lamentavelmente, o chute passou longe do gol de Lehmann.

Acho que os turcos mereciam melhor sorte. Contudo, saíram de cabeça erguida, certos de que estiveram a altura da ocasião, e ao mesmo tempo tristes, pois estiveram muito perto da grande final (seria a primeira da história da seleção turca).

A Alemanha já está na final, esperando o vencedor de Rússia x Espanha. Nessa semifinal também vai ganhar a tradição, ou será que a Rússia vai continuar surpreendendo?


Technorati : , , ,

Um Comentário em “Eurocopa 2008 – Alemanha Vence a Turquia no Último Minuto”

  1. Este jogo foi muito emocinante pra me,eu acompanhei tudo e vi o quantoos turcos jogaram contra a Alemanha,pra falar verdade ,a Turquia era merecedora da vitoria pois ela foi demais nessa edição da EUROCOPA.

Leave a Reply