Espanha Derrota a Rússia e vai à Final da Eurocopa 2008

Eurocopa 2008

Acabaram-se as surpresas nesta Eurocopa 2008. Turquia e Rússia foram eliminadas pelas fortes Alemanha e Espanha. A final será disputada pelas duas últimas, em um jogo que promete muito.

A Turquia, apesar da derrota, saiu com a cabeça erguida, pois fez um bom papel contra a Alemanha. Já a Rússia fez uma pálida apresentação na semifinal disputada hoje, sob chuva torrencial.

Resumo do jogo

A Espanha atacou intensamente desde os primeiros minutos, tendo a posse de bola e as melhores chances. Os russos mantinham a calma, mas não apareciam no jogo; estiveram muito longe do nível de jogo que apresentaram ao eliminar a Holanda. Por outro lado, os espanhóis mostraram todo o seu potencial, alguns se destacaram mais que outros.

Um dos jogadores mais desequilibrantes foi Sergio Ramos. Enquanto Puyol cuidava da zaga, ele participou do ataque espanhol durante toda a partida. Logo nos primeiros minutos, ele se jogou de peixinho, tentando cabecear uma bola cruzada por Xavi Hernández. Não chegou por pouco.

Logo, Fernando Torres teria a chance de marcar. Ele recebeu passe de David Villa dentro da área, tentou dominar mas um zagueiro russo beliscou a bola. Torres, incômodo, ainda conseguiu chutar, de virada, mas o goleiro Akinfeev fez boa defeza com o pé esquerdo.

Depois, David Villa tentou um chute de longe; a bola ia forte e precisa no canto direito do goleiro russo, que apareceu para espalmar.

A primeira chance para a Rússia demorou pra chegar. Foi uma forte cobrança de falta que passou perto do travessão de Casillas.

Depois foi a vez de David Villa cobra falta, mas não conseguiu fazer uma boa cobrança; ele teve um problema muscular e teve que sair minutos depois. Foi subtituído por Cesc Fábregas. A Espanha quase levou um gol logo após perder seu artilheiro. Pavlyuchenko bateu da entrada da área, a bola fez um bela curva e passou perto do ângulo esquerdo de Casillas.

Enseguida, Pavlyuchenko teria outra chance. Ele matou um belo passe no peito, dentro da área, mas chutou mal, pra fora. O primeiro tempo finalizou 0 x 0.

Marcos Senna fez um bom trabalho no meio campo, distribuindo a bola e marcando muito bem. Sergio Ramos e Puyol não deram um mínimo de liberdade aos atacantes russos. Também foi notável a atuação do zagueiro Berezutski, que impediu os avances espanhóis pela esquerda da defesa russa.

Segundo tempo

Foi completamente domidado pela Espanha, enquanto a russia parecia adormecida. Logo aos quatro minutos, Iniesta entrou na área com a bola dominada, chutou forte pro meio e Xavi chegou pra definir. A bola passou entre as pernas do goleiro Akinfeev. Espanha 1, Rússia 0.

O técnico russo fez duas modificações, mas não ajudaram a Rússia a reacionar. Luis Aragonés, técnico da seleção espanhola, também mexeu na sua equipe. Xabi Alonso subtituiu Xavi Hernández, e Guiza entrou no lugar de Fernando Torres.

Guiza não demorou pra marcar. Minutos após as modificações, aos 28, Fábregas fez um belo passe por cima da defeza russa, Guiza matou no peito e definiu na saída do goleiro Akinfeev. Um dos melhores gols desta Eurocopa.

A Rússia não teve idéias nem tempo para reverter o 2 a 0. Aos 37 minutos, Sergio Ramos botou Fábregas pra correr com um passe profundo pela lateral esquerda. Ele avançou com a bola e cruzou para o chute forte David Silva, no canto esquerdo do goleiro russo. Foi o 3 x 0 final.

A Rússia até tentou descontar, mas seus atacantes estavam imprecisos, errando muitos passes. Contudo, tiveram uma chance (a única do segundo tempo) com um forte chute de longe. Mas lá estava o grande goleiro espanhol, Casillas, para espalmar.

A vitória da Espanha foi mais do que justa. Todos os espanhóis mostraram um grande nível de jogo. A Rússia não foi a mesma das partidas anteriores.

Final da Eurocopa 2008 – Alemanha x Espanha

Com certeza será um grande jogo. As duas equipes se mostraram muito fortes. Acho que a Espanha mostrou mais qualidade em seus jogos que a Alemanha nos dela. A grande final será neste Domingo (29), às 15:45 hs, em Viena (no mesmo estádio da semifinal que acabo de relatar).


Technorati : , , ,

Leave a Reply