Com gols de Elano e Robinho, Brasil vence a Itália em amistoso internacional

No Emirates Stadium, em Londres, Inglaterra, a seleção brasileira derrotou a atual campeã do mundo, com gols de Elano e Robinho.

O começo da partida preocupou um pouco, pois Grosso recebeu lançamento de Pirlo dentro da área e mandou pro fundo da rede, mas o assistente marcou impedimento. O gol foi mal anulado, pois a posição de Grosso era legal. No entanto, foi uma jogada muito fina, em velocidade, pelo que não se pode repreender o bandeirinha.

Felizmente, depois disso o Brasil dominou a partida, valorizando a posse de bola, procurando os espaços para atacar, e apertando a saída da Itália. Aos 12 minutos de jogo chegou o primeiro gol do jogo. Elano recebeu passe de Ronaldinho Gaúcho, deixou de calcanhar para Robinho, que fez um bom passe devolvendo para o camisa 7, Cannavaro tentou tirar mas deixou a bola servida para Elano definir na saída de Buffon. Elano também tentou um chute de fora da área, que passou muito perto do ângulo direito de Buffon.

A Itália mostrou muito pouco no primeiro tempo. Não se defendeu bem, ao contrário do que conta sua história, e no ataque não teve sucesso. Aos 26 minutos, Pirlo bobeou na entrada da área italiana, Robinho, esperto, roubou a bola, tirou Zambrotta pra dançar, pedalou pra um lado a pra o outro, e definiu no canto esquerdo de Buffon, fazendo um golaço. O Brasil continuou dominando, a Itália continuou desapareceida, e a vitória da verde-amarela era merecida.

Para o segundo tempo, o técnico da seleção italiana, Marcello Lippi, fez modificações que melhoraram o desempenho da sua equipe. A Itália passou a ter maior posse de bola de bola e chances de gol. Foi então que Julio César se destacou, fazendo grandes defesas. Uma delas, contra Luca Toni, simplesmente inacreditável. O próprio Luca Toni balançou a rede brasileira aos 19′, mas o gol foi anulado, desta vez corretamente, pois o italiano dominou a bola com a mão. A Itália continuou atacando, mas a defesa brasileira respondeu bem. Felipe Melo, estreante na seleção, foi muito seguro. Lúcio e Juan também, sem cometer erros na área.

Enfim, foi 2 a 0. Robinho jogou muito bem, com vontade, inspirado. Elano só desequilibrou na primeira etapa, mas foi vital. Os laterais, Maicon e Marcelo, marcaram bem, mas não fizeram bons cruzamentos, que poderiam ser aproveitados pela altura de Adriano. Este, por outro lado, não teve uma boa atuação. Isolado no ataque, só tocou a bola nas raras ocasiões em que saiu da área para buscá-la, e ainda assim, parecia “enferrujado”, com dificuldades para dominar e transportar a bola. Ele saiu para a entrada de Alexandre Pato, já no finalzinho do jogo. Uma pena, pois com Pato no ataque, passando por uma boa fase no Milan, o Brasil com certeza teria aumentado o placar.

Ronaldinho Gaúcho é outro que não foi bem. Fez um que outro passe interessante, mas ficou muito atrás, longe da área italiana, e fez vários toques de luxo desnecessários e irrelevantes para o jogo. Culpa só dele, que deveria ter procurado o gol rival, ou pelo menos, ajudar efetivamente a equipe brasileira.

Contudo, foi um bom jogo da seleção, que venceu de forma justa nesta terça-feira. O Brasil acabou com a igualdade que existia no clássico entre as seleções que mais vezes conquistaram o mundo. Agora o Brasil tem seis vitórias contra cinco da Itália, e 21 gols contra 19 da azzurra, nos 13 confrontos entre estas seleções.

Assista os gols de Brasil 2 x 0 Itália.


Technorati : , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply