Brasil x Venezuela – é pedreira mas temos chances

Na 9ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010, o Brasil enfrenta a Venezuela, em Sán Cristobal, a partir das 17:00 horas.

Eliminatórias da Copa do Mundo África do Sul 2010

Pois é, lamentavelmente, o título do texto é uma piada, sobre uma seleção que virou piada. Alguns meses atrás, a seleção brasileira de futebol foi derrotada pela venezuelana, pela primeira vez na história, por um placar de 2 x 0, em Bostom, nos EUA. Acho que você lembra bem disso, não?

Uma coisa que me irrita é esse papo de “ah, o futebol mudou, já não tem rival fácil, todos evoluíram, blá, blá, blá”. Isso é uma desculpa esfarrapada. É verdade que a Venezuela não é tão ruim como antigamente, mas continua com um nível baixo de futebol, que deveria ser amplamente superado pelos grandes jogadores que o Brasil tem. Mas, claro, entre as individualidades e o bom jogo coletivo tem o técnico.

A Bolívia continua sendo a mesma, atualmente é a lanterna das Eliminatórias com cinco derrotas em oito jogos, apenas uma vitória (na altura de La Paz) e dois empates (um na altura e o outro conseguido no Engenhão, contra a nossa excelente equipe). Caramba! Agora não podemos nem vencer a Bolívia jogando em casa!

Qual é o próximo passo? O que falta pra trazer um técnico competente, com um mínimo de experiência, para a seleção? Perder no Maracanã de goleada para a Bolívia? Ficar fora da Copa do Mundo pela primeira vez? Infelizmente, parece que a palhaçada vai continuar por algum tempo.

Bom, no próximo domingo (12) o Brasil joga contra Venezuela, de visitante. O histórico recente é desfavorável para o Brasil, mas a Venezuela vem de três derrotas consecutivas, e talvez a má fase da vino tinto (“vinho tinto”, apelido da seleção venezuelana) facilite as coisas e o Brasil consiga um empate (sim, sou otimista).

Os outros jogos da 9ª rodada

Sábado 11/10/08

Bolívia x Peru – 16:30 horas

São as duas últimas colocadas da tabela. O Perú, com 7 pontos, vem de empatar em casa com a Argentina, e a Bolívia, com 5, também empatou na última rodada, foi com o Brasil no Engenhão. Talvez a seleção boliviana possa tirar vantagem da altura para sair da última colocação.

Argentina x Uruguai – 18:20 horas

Grande clássico sul-americano. A Argentina é a terceira colocada, com treze pontos, e após estar ganhando a partida em Lima, deixou a vitória escapar na última jogada, cedendo o empate aos peruanos. O Uruguai tem um ponto a menos, está na quinta posição, e na oitava rodada empatou em casa com o Equador.

Colômbia x Paraguai – 20:30

A seleção colombiana vem de dois maus resultados: uma derrota em casa, contra o Uruguai, e uma goleada de 4 a 0 sofrida em Santiago, no Chile. A Colômbia ocupa a sexta posição com 10 pontos, sete a menos que o líder Paraguai. A seleção paraguaia venceu seu último jogo, 2 a 0 contra a Venezuela.

Domingo 12/10/08

Equador x Chile – 18:55

Na rodada anterior o Chile se redimiu do 3 a 0 que levou do Brasil, derrotando a Colômbia por 4 a 0, e é quarto na tabela, com treze pontos. Os equatorianos vem de empatar 0 a 0 com o Uruguai no Estádio Centenário, e é o sétimo colocado com 9 pontos.

Confira a tabela das Eliminatórias Sul-americanas da Copa de 2010.


Technorati : , , , , , , ,

Leave a Reply