Brasil campeão do Sul-americano sub-20 Venezuela 2009

A seleção brasileira venceu o jogo de ontem contra a Colômbia com facilidade. Sem muito esforço, e sem passar sufoco na defesa, o Brasil terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, com gols de Walter, aos 30 minutos, e Douglas Costa, aos 33′. Mais um grande jogo dos gaúchos. O desconto para a equipe colombiana chegou aos 27′ do segundo tempo, com gol do zagueiro Hernán Pertuz, de pênalti. Só então a Colômbia saiu da defesa, mas foi pouco calra no ataque.

Assista os gols de Brasil 2 x 1 Colômbia.

Com a vitória, o Brasil chegou aos 12 pontos, e já não pode ser alcançado na última rodada pelo o Uruguai, pois a celeste empatou em 2 a 2 com o Paraguai, ficando com apenas 7 pontos. É a décima conquista da verde-amarela na categoria, e segunda de forma consecutiva.

Por uma lado, o Brasil é campeão antecipado, e assim como o Uruguai, classificado para o Mundial do Egito de antemão. Por outro, a Argentina quase ficou fora da Copa por antecipação. Por muito pouco não foi derrotada pela Venezuela. A equipe local marcou o 1 a 0 aos 35 minutos do segundo tempo. Yonathan Del Valle passou para Adrián Lezama, que mandou de bicicleta para o meio da área, onde José Salomón Rondón cabeceou pro gol. A Argentina partiu desesperada pra cima da Venezuela, e esteve em várias ocasiões perto do empate, algumas vezes com grandes defesas do goleiro Rafael Romo, outras com má definição dos atacantes, e até com má sorte impedindo o gol alvi-celeste.

A derrota deixava a Argentina com apenas um ponto, e sem chances de alcançar a zona de classificação para o Mundial. No entanto, o empate chegou, aos 48′ do segundo tempo, na última jogoda da partida. A defesa venezuelana bobeou, Marcelo Benítez cabeceou, a bola bateu na trave direita (pra aumentar o suspense) e entrou.

A Argentina ainda pode classificar para o Mundial do Egito, mas não depende de si mesma. Teria que vencer a Colômbia, e esperar que a Venezuela não ganhe do Uruguai. Para tirar a vaga do Paraguai, precisaria vencer a Colômbia por goleada, pois então a luta seria no saldo de gols, e somente se a seleção paraguaia for derrotada pelo já campeão Brasil. A situação é complicada para a Argentina, que em oito jogos disputados neste Sul-americano consegui apenas uma vitória, contra a pior seleção do torneio, o Peru. Depois, foram cinco empates e duas derrotas. Muito pouco para quem pretende disputar um Mundial.

Confira a tabela do Sul-americano sub-20 Venezuela 2009.


Technorati : , , , , , , , , , , ,

Um Comentário em “Brasil campeão do Sul-americano sub-20 Venezuela 2009”

  1. O Brasil gahou o título merecidamente. Os garotos são bons de bola.

Leave a Reply