Botafogo se classifica para as quartas-de-final da Copa Sul-americana 2008

Com vitória de 3 a 1 sobre o América no Engenhão, o Botafogo se classificou para as quartas-de-final da Copa Sul-americana, onde enfrentará Arsenal ou Estudiantes.

Com a desvantagem de ter perdido o jogo de ida por 1 a 0, o Botafogo se lançou com tudo sobre o rival, a fim de conseguir ao menos um gol que levasse a decisão aos pênaltis. As primeiras chances claras do Fogão foram com chutes da intermediária que passaram perto do travessão de Berbia, primeiro com Wellington Paulista, aos 11 minutos, e depois com Renato Silva, aos 22′. Aos 24′ Renato Silva abria o placar, mas foi marcado impedimento (corretamente).

Copa Sul-americana

O primeiro gol da partida chegou aos 32 minutos. Diguinho fez boa jogada, invadiu a área lutando com a zaga rival e cruzou para a pequena área, onde Wellington apareceu para empurrar pro fundo do gol. O Botafogo continuou atacando, mas cometeu alguns erros na defesa.

O América teve a chance de empatar aos 46 minutos. A zaga do Botafogo marcou bobeira, ficou só olhando enquanto os colombianos invadiam a área, até que Cortés recebeu de frente pro gol e deperdiçou de forma incrível, sozinho, mandando a bola por cima do travessão. Para o alívio da torcida alvinegra, o primeiro tempo terminou 1 a 0 para o Botafogo, resultado que de manter-se levaria a decisão aos pênaltis.

Segundo tempo

O Botafogo continuou atacando, porque é melhor não ter que resolver nos pênaltis. Logo aos cinco minutos seria recompensado com um gol de Carlos Alberto, definindo com uma mistura de bicicleta e voleio, para marcar o 2 a 0. Aos 11 minutos, Alessandro avançou pela lateral direita e cruzou para Wellington Paulista definir sozinho, com facilidade, e ampliar a vantagem a 3.

Após os 15 minutos o América melhorou no jogo, movido pela necessidade de marcar ao menos dois gols para não ser eliminado. O Botafogo recuou em campo, deixou o América com a posse de bola, e ficou no contra-ataque.

Quando se passava a meia hora de jogo da segunda etapa, Carlos Alberto quase marcou o quarto gol, de peixinho, após um novo cruzamento de Alessandro. Na seguinte joga, quem encontrou o gol foi o América, aos 31 minutos. Os visitantes invadiram a área alvinegra, para que Vélez chutasse forte no canto direito de Castillo, sem chances de defesa para o goleiro uruguaio.

Os minutos finais foram emocionantes, com o América atacando intensamente em busca do gol que daria a classificção à equipe colombiana. Aos 34 minutos, Cortés chutou cruzado da entrada da área, e bola passou com perigo colada na trave direita de Castillo. Um minuto depois Jorge Enrique respondeu com um chute forte de fora da área, que passou perto do ângulo esquerdo de Berbia.

O América continuou ameaçando o gol alvinegro, mas não obteve resultados. O Botafogo reteve a bola como pôde, deixando o tempo passar. O jogo terminou em 3 a 1, com a classificação do Alvinegro para as quartas-de-final.

Confira a tabela da Copa Sul-americana 2008 e a lista com todos os jogos, suas datas, horários e resultados.


Technorati : , , , , ,

Leave a Reply