A Honra no Futebol

FIFA Fair Play logo

É lamentável a atitude dos jogadores em geral, não só daqui, como do mundo todo. Parece ser regra: se você pode tirar vantagem, usando recursos que nada tem a ver com o futebol, é seu dever fazê-lo!

Cavar um falta sem ser tocado, puxar o adversário da camisa e depois levantar as mãos indicando que não fez nada, empurrar o adversário quando o árbitro não está vendo, são algumas das manhas utilizadas pelos jogadores de futebol que não tem vergonha na cara.

Ah, quase ia me esquecendo de fazer tempo quando o resultado é favorável. Essa é a mais utilizada na atualidade. O engraçado (ou patético) é que todo mundo que utiliza esse “recurso”, se irrita quando o adversário faz a mesma coisa.

Quem faz esse tipo de coisas não tem honra ou dignidade. Não é um jogador orgulhoso, é um mercenário que só quer o título de “melhor”, da forma que seja, mesmo não sendo o melhor, ainda que não mereça.

De que vale superar o outro, se for com trapaça? Ainda que o juiz valide uma jogada, por não ter visto a irregularidade, um título ganho de forma ilegal não tem valor algum. Pra mim, seria uma vergonha se meu time ganhasse um título roubando, e não um orgulho.

Eu sou homem, tenho minha honra e minha dignidade. Um ladrão, um trapaceiro, não tem honra, nem dignidade. Quero que o meu time, e todo time, seja feito por homens de verdade, senão, como posso admirá-los? Como vou torcer pra um time de trapaceiros? E também, quanto valor tem uma vitória sobre um time de trapaceiros?

Por isso prefiro que os jogadores percam uma partida de futebol do que a honra e a dignidade.


Technorati : , , , , ,

Leave a Reply